sexta-feira, 7 de julho de 2017

E se em vez de deitar fora?...

Ao organizar os materiais escolares dos meus filhos, verifiquei que a maior parte dos cadernos do mais velho apenas tinha sido utilizada até meio (ou nem isso!).

Como não costumo guardá-los (à excepção dos do 1º Ciclo) o meu primeiro impulso foi colocá-los no Ecoponto para papel, mas antes de o fazer pensei:
E se ao invés de "deitá-los fora" os reutilizasse?
Comecei por retirar as folhas usadas, forrei as capas com restos de papel de embrulho e por fim com papel autocolante transparente. 
Alguns deles ficaram como novos e como têm ainda imensas folhas vou guardá-los para o próximo ano. Os que ficaram mais "magrinhos" guardo-os para mim, sou apaixonada por cadernos e blocos de notas e estes serão, sem dúvida, muito, muito úteis.

Outros materiais que costumo reutilizar são: lápis de cor (por vezes chegam ao final do ano com um tamanho bastante razoável), tesouras, réguas, estojos, etc... Isto, porque tenho por hábito investir um bocadinho mais em materiais resistentes e sem "bonecada", deste modo nunca passam de moda e são mais duráveis.

Além daquilo que podemos poupar, ao reutilizarmos objectos estamos também a ajudar o nosso Planeta. Menos coisas significa menos matéria-prima gasta, menos poluição, menos desperdício...

Sei que este post em nada tem a ver, numa altura em que só se pensa em férias, sol e descanso, mas nós mães fazemos sempre contas à vida cada vez que pensamos no regresso às aulas e nos custos que isso acarreta.






Sem comentários: