quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Manter o foco nem sempre é fácil.

Anos a comer mal, um paladar treinado para a asneirada, preguiça e pouca perseverança, são alguns dos motivos que muitas vezes nos fazem dar passos atrás.

Sou de uma geração que vingou nas coisas boas, nas sopas e pratos típicos da região, na fruta fresca e peixe acabado de pescar.
Mas, também sou de uma geração que viu surgir o "fast food", assim como toda uma panóplia de cozinhados pré-feitos, enlatados e congelados, coisas que (falsamente) nos facilitaram  a vida e nos deram mais "sabor" aos dias...
Também testemunhei a invasão desmedida das palavras light, soja, aloé vera, bio, em tudo o que é produto, assim como das sementes, frutos exóticos e dos famosos super alimentos.
Deixem-me, muitas vezes, levar pelas modas e pela curiosidade, sobretudo pela minha enorme paixão pela comida, o que me conduziu a erros bem graves. 
O maior de todos foi, sem dúvida, os hábitos alimentares que promovi nos meus filhos e actualmente estou a pagar um preço alto por isso. 
Incutir-lhes um outo tipo de alimentação está a ser uma tarefa árdua, reclamam imenso, rejeitam uma série de alimentos e por vezes, torna-se complicado gerir as ementas e as horas de refeição.
Hoje sinto-me mais consciente e, sem grandes fundamentalismos, procuro um equilíbrio no que concerne à alimentação, hoje vejo-a com outros olhos.
Não é fácil, é certo, por vezes também eu me sinto tentada perante tanta oferta de coisas "boas"  e abro excepções, mas tento sempre compensar em algo.
Aos poucos procuro introduzir novos alimentos, substituir aqueles que penso serem menos saudáveis e com alguns "deslizes", vou caminhando neste processo.

Futuramente irei dedicar uma publicação às estratégias que tenho utilizado para melhorar a nossa alimentação, as que funcionam bem e aquelas que me parecem boas , mas que levarão o seu tempo.
Para já deixo-vos uma dica...
Comprar a produtores nacionais, de preferência que produzam de forma sustentável e num conceito de Agricultura biológica, parece-me excelente!
Na semana passada encomendei um cabaz Pé de Salsa e adorei!
Será com certeza uma experiência a repetir, pois além de muito cómoda, os produtos são de extrema qualidade e o atendimento cinco estrelas!


Podem conhecer o projecto Pe de Salsa aqui

Sem comentários: