quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Dia das panquecas

Qualquer dia é perfeito para festejar as panquecas...

Ontem, por todo o lado surgiam fotos e mais fotos, receitas e mais receitas, de lindas e apetecíveis panquecas.
Doces, salgadas, cheias de glúten, sem glúten, repletas de açúcar, sem qualquer açúcar... para todos os gostos e feitios!
Por aqui foi impossível resistir à tentação e foi ao lanche que saboreamos as nossas.
Não temos dia definido para comer panquecas, faço-as quando nos apetece, sobretudo quando tenho disponibilidade e quando as faço, a felicidade é geral!
Aos poucos, tenho vindo a aperfeiçoar a receita. Tiro uma ideia dali, outra daqui, enfim, sempre na esperança de um dia, quem sabe, chegar às panquecas perfeitas...

Os mais novos não gostam de grandes mudanças, por isso vou ajustando os ingredientes de modo a torná-las um pouquinho mais saudáveis, sem descurar a textura suave e o sabor adocicado que eles adoram...

Panquecas de trigo integral

1 ovo
1 chávena de farinha de trigo integral  
1 chávena de bebida vegetal (uso leite de aveia)
1 colher chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de geleia de agave

Primeiro, peneiro um pouco a farinha para lhe retirar algum farelo (caso contrário a textura fica mais grosseira e o pessoal reclama), depois junto-lhe o fermento e reservo.
Ao leite de aveia adiciono o ovo e a geleia de agave (pode ser mel ou outro adoçante natural a gosto)  e bato um bocadinho, junto esta mistura aos ingredientes secos e envolvo sem bater muito. 
Entretanto, numa frigideira anti-aderente, derreto uma colher de chá de manteiga (já usei óleo de coco e funcionou muito bem, mas os esquisitinhos estranharam o sabor e voltei à amada manteiga), limpo o excesso com um pouco de papel absorvente e deito colheradas de massa. Quando começam a fazer bolhinhas está na altura perfeita de as virar, uns segundos depois é retirá-las com uma espátula, et voilá!
Ficam docinhas e muito macias e eu adoro-as com fruta fresca e nozes. 
Os mais pequenos têm sempre de lhes dar um extra de doce e não resistem em regá-las com xarope de Ácer...
Bom mesmo é, na hora de as cozinhar, juntar-lhes uns mirtilos, ficam divinais!



Sem comentários: