sábado, 28 de janeiro de 2017

No meio de tudo isto, o tempo de ser criança onde fica?

Cada vez mais o nosso sistema de ensino e as escolas me desiludem. Os conteúdos, as práticas, as avaliações, já para não falar do quase inexistente tempo livre para brincar.
Tenho dois filhos, dois rapazes com quase seis anos de diferença entre eles mas o que realmente está diferente, diferente mesmo, é a escola!...
O mais novo frequenta o primeiro ano e com apenas quatro meses e pouco de aulas já lê uma série de palavras, escreve correctamente (quase de olhos fechados), conta até 100 e faz somas e subtracções. 
Se estou contente? Não, não estou, não estou mesmo!... 
Pelo que vejo o objectivo do sistema é atingir rapidamente os objectivos, doa a quem doer. É mostrar competências, é focar nos bons resultados, custe o que custar, nem que para isso, além das horas passadas na sala de aula, ainda haja necessidade de trazer inúmeros trabalhos para fazer em casa, uma verdadeira tortura, para ele e para nós!
A competitividade na escola impera, há o grupo dos "bons", dos mais rápidos, dos bem comportados e há o grupo dos menos bons, dos que são mais lentos e dos mal comportados.
A pressão imposta e as comparações entre os miúdos é assustadora.
" ... tens de te concentrar, tens de manter o foco no trabalho para aprenderes rápido! Tens de aprender a ler o quanto antes! Tens de saber contar e fazer contas com números de dois algarismos até ao final do ano lectivo!!!... Queres ser do grupo dos bons ou daqueles que não sabem (dos burros)?
Vá lá, toca a trabalhar!!!"
Afinal, o seu cérebro é  como uma esponja, quanto mais informação melhor, eles aprendem com tanta facilidade...blá, blá, blá...
Vivemos um mundo em que o que importa é  atingir  o fim sem olhar a meios...e no meio de tudo isto o tempo de ser criança onde fica?

Já que em casa também temos de acompanhar a corrida desenfreada ... faça-mo-lo em modo brincar.


Sem comentários: